Jovens AESPS

Termos e Condições de Uso

Bem-vindo ao Jovens AESPS!

Este website é um projeto de Filipe Correia para possibilitar a publicação de um artigo por parte de qualquer membro da AESPS ao mesmo tempo que possibilita um local de discussão e de publicação das novidades por parte dos clubes e disciplinas da escola. Foi criado num período em que não se podia ir à escola, tendo assim como um dos objetivos fomentar a comunicação e a união entre os membros da AESPS.

Desde já, ficamos bastante contentes por estares a usar o nosso website. Para conseguirmos continuar a prestar o nosso serviço e para manter as boas condições de convívio e de partilha neste website, todos os nossos utilizadores têm que seguir os nossos termos e condições de uso.

Esperamos que este website te ajude durante o teu processo escolar.

Filipe Correia
Administrador
Marketing Digital

Termos e condições de uso

Os presentes termos e condições de uso apresentam as boas práticas e medidas que devem ser cumpridas por todos os utilizadores e membros.

Jovens AESPS – Alguns direitos reservados de acordo com os presentes termos e condições de uso.

O nosso conteúdo

Todo o conteúdo presente no website do Jovens AESPS está protegido por direitos de autor.

Para facilitar o uso dos nossos artigos por parte de qualquer utilizador noutras situações, os artigos no Blog do Jovens AESPS estão protegidos pela licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Esta licença pode ser sobreposta no caso de estar indicado por parte do autor uma licença diferente.


Licença Creative Commons
Exceto onde indicado de outra forma, os artigos presentes no Blog do Jovens AESPS estão licenciados com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Acesso

O acesso ao conteúdo do Jovens AESPS é universal e livre, com exceção de conteúdos que são considerados exclusivos para membros, podendo haver diferentes níveis de acesso de acordo com o cargo no Jovens AESPS e na AESPS.

Artigos

Os nossos artigos são escritos por membros da comunidade educativa da AESPS, entre alunos, professores e outros profissionais. Desta forma, qualquer aluno, professor ou profissional que frequente ou trabalhe no momento na AESPS tem o direito a publicar um artigo sobre qualquer tema que esteja dentro dos nossos termos.

Todos os artigos que são publicados no Jovens AESPS devem seguir as seguintes normas:

  • O artigo deve ter entre 200 palavras e 10 000 palavras;
  • O artigo pode ser de qualquer tema, exceto temas que incitem ou encorajem à discriminação, ao ódio ou à violência contra uma pessoa ou grupo de pessoas por causa da sua raça, cor, origem étnica ou nacional, ascendência, religião, sexo, orientação sexual, identidade de género ou deficiência física ou psíquica ou qualquer outro tema que desrespeite outra norma;
  • Os artigos devem ter conteúdo que possa ser lido por maiores de 5 anos, ou no caso onde isto não é possível deve ser indicado no início do artigo uma advertência para leitores mais sensíveis;
  • Os artigos devem ter o(s) seu(s) autor(es) bem identificado(s);
  • Os artigos de opinião devem conter um aviso visível para os leitores do seu carácter de opinião;
  • Os artigos de outros autores não podem ser modificados sem o conhecimento e a autorização do seu autor inicial;
  • Todos os artigos devem conter as fontes de forma reconhecível. A falta de fontes é da total responsabilidade dos autores do artigo, sendo que o Jovens AESPS não se responsabiliza.

Por razões injustificadas, o(s) administrador(es) Jovens AESPS reserva-se ao direito de não aceitar um determinado artigo.

Apesar de qualquer aluno poder publicar artigos no Jovens AESPS, os artigos de alunos têm de ser revistos pelos editores do Jovens AESPS.

O Jovens AESPS não se responsabiliza pela qualidade ou conteúdo dos artigos. Toda a responsabilidade recai sobre os autores do trabalho.

A autoria do trabalho recai sobre os seus autores.

Multimédia

Todos as imagens, vídeos ou otros elementos multimédia que carregas para o nosso website devem ser da tua autoria ou deves ter autorização para a utilização das mesmas, através de, por exemplo, licenças Creative Commons. Caso pretendas incluir uma imagem que não tenhas autorização para incluir podes incluir um link para o website da imagem ou incorporá-la através do seu endereço de forma a que os nossos servidores não incluam imagens que não tenhas autorização de usar.

No caso de carregares elementos multimédia da tua autoria, aceitas que outros membros registados possam os usar noutras situações no interior do Jovens AESPS sem qualquer pedido de autorização. A este termo excluem-se os casos onde os elementos multimédia são alvos de modificação, onde deves pedir ao proprietário um pedido de edição de qualquer forma válida.

O Jovens AESPS não se responsabiliza pela presença de imagens sem autorizações. Toda a responsabilidade recai sobre o membro que carregou a imagem nos nossos sevidores.

No caso de pretenderes apresentar mais de 5 imagens num artigo do nosso Blog, tens de fazer carregamento das imagens para um sistema de armazenamento, como o Google Drive e tornar a pasta pública. Posteriormente, basta incorporares a página no nosso website através do link fornecido pelo sistema de armazenamento. Qualquer artigo que viole este termo é eliminado, assim como todos os ficheiros associados.

O vetor presente no cabeçalho da página inicial e presente noutras páginas é da autoria de freepik, com ligeiras modificações.

Comentários

No Jovens AESPS acreditamos na liberdade de expressão e de opinião e, por essa razão, permitimos em grande parte dos nossos artigos comentários. No entanto, existem limitações e recomendações para aceitarmos comentários:

  • Os comentários não devem conter informações sensíveis;
  • Os comentários não podem conter palavras que devido à sua natureza ou significado podem sensibilizar as pessoas mais sensíveis;
  • Os comentários devem estar numa linguagem adequada;

Os editores do website reservam-se ao direito de não publicar e/ou eliminar os teus comentários caso notem algo que não seja adequado para o nosso website.

Por decisão do(s) autor(es) ou de editores, certas páginas e/ou artigos poderão não ter a possibilidade de adicionar comentários. Após um determinado período de publicação dos artigos, os comentários podem ser desativados.

Membros

O Jovens AESPS foi criado para os membros do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul. Desta forma, somente é autorizado a criação de conta por alunos, professores e funcionários da AESPS que possuam email @aesps.

Devido à natureza deste website, é normal que ocorra o uso por parte de menores. Para criares conta no nosso website de acordo com a tua idade, tens de seguir as seguintes normas:

  • No caso de teres 13 ou mais anos, podes criar conta no nosso website livremente e publicar conteúdo;
  • No caso de teres entre 5 e 13 anos, para criares conta tens de ter o consentimento dos teus encarregados de educação ou qualquer outra pessoa com poder legal para aceitar a nossa política de privacidade e termos de uso em teu nome;
  • Caso tenhas menos que 5 anos, a criação de contas no nosso website é estritamente proibida.

Caso seja um encarregado de educação de um menor de 13 anos e não aceite a nossa política de privacidade e/ou termos de uso, pode-nos contactar. Neste caso, podemos enviar-lhe um resumo dos dados que possuímos dele(a) ou eliminar todos os seus dados, de acordo com a política de privacidade do Jovens AESPS.

Caso o seu educando tenha mais que 13 anos, note que de acordo com a legislação portuguesa e europeia, o seu educando já tem idade para aceitar o tratamento dos seus dados de acordo com a nossa política de privacidade. Dessa forma, poderemos não aceitar os seus pedidos.

Concursos

O Jovens AESPS dinamiza diversos concursos e junta-se a grupos e clubes para organizar concursos.

Ao participar em qualquer concurso dinamizado pelo Jovens AESPS confirmas que aceitas a política de privacidade e termos de uso do Jovens AESPS.

Artigo do Ano e História do Ano

“Artigo do Ano” e “História do Ano” são concursos organizados pelo Jovens AESPS, que pretendem incentivar a escrita por parte dos alunos do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul.

Caso o teu trabalho possua conteúdo plagiado, és automaticamente expulso do concurso em questão e o teu trabalho pode ser eliminado do nosso website. O teu trabalho tem que seguir as normas presentes nesta página.

Os vencedores são escolhidos pelos júris definidos. É extritamente proibido a participação de trabalhos realizados ou apoiados pelo júri ou de familiares próximos do júri.

É estritamente proibido tentar influenciar os resultados do concurso por qualquer motivo ou tentar aceder aos nossos dados relativos ao concurso sem autorização.

O Jovens AESPS reserva-se ao direito de alterar o regulamento e/ou de não aceitar a tua participação no concurso sem qualquer motivo aparente. Caso haja menos de 3 trabalhos em concurso de pessoas diferentes ou não haja trabalhos de qualidade suficiente, o Jovens AESPS reserva-se ao direito de cancelar o concurso.

Atividade

Na página “Atividade”, restrita a alunos da AESPS, estão presentes todas as atualizações e posts que são publicados no nosso website.

Atualizações

Qualquer utilizador registado pode adicionar atualizações. A responsabilidade do conteúdo das atualizações é do próprio que publicou essa atualização, sendo que o Jovens AESPS não se responsabiliza pelo seu conteúdo.

Grupos

Os grupos são um local privilegiado onde os membros podem partilhar atualizações, fotos e documentos. A responsabilidade total por manter o grupo ativo é dos membros com poderes mais elevados nesse grupo (ex: Coordenadores, Professores).

O Jovens AESPS não se responsabiliza pelo conteúdo presente nestes grupos.

Editores do Jovens AESPS

Os editores do Jovens AESPS são escolhidos de acordo com os seguintes pontos:

  1. Professores são automaticamente aceites para editores do Jovens AESPS;
  2. Os alunos são aceites, como Jovens Editores, caso cumpram e aceitem cumprir os seguintes termos:
    • Mostrarem interesse no projeto Jovens AESPS;
    • Possuírem capacidade de exercer o seu cargo, nomeadamente terem conhecimento da língua portuguesa;
    • Mostrarem respeito e cumprimento do Regulamento Interno da AESPS;
    • Contribuam para o bom nome do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, como previsto no Regulamento Interno da Escola.

Somente administradores do website podem aceitar ou recusar candidaturas, sendo que estes têm o dever de organizar o trabalho dos editores.
O Jovens AESPS reserva-se ao direito de não aceitar qualquer candidatura a editor.

Administrador do Jovens AESPS

O administrador do website tem o cargo de manter o website operacional. Todas as decisões do(s) administrador(es) são absolutas, não havendo direito a reavaliar a decisão, excetuando no caso de conflitos entre administradores.

No caso de conflitos entre administradores, o conflito ou decisão é resolvido por Filipe Martins Correia, com ou sem apoio de outros membros.

Projetos

O Jovens AESPS organiza em cooperação com professores e alunos da AESPS diversos projetos.

Podcast EESPS

O Podcast EESPS é um projeto coordenado pelo Filipe Correia e que se juntou ao Jovens AESPS, onde os podcasters falam sobre diversos temas ambientais.

A EESPS tem permissão do Sub-Diretor do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, José Manuel Gonçalves, para a gravação no interior do agrupamento e sua publicação na Internet.

Tudo o referido durante os episódios é da total responsabilidade do seu interlocutor. A EESPS e o Jovens AESPS isentam-se de qualquer responsabilidade associada ao conteúdo do podcast.

Rádio Jovens AESPS

O Jovens AESPS, dentro do seu âmbito, desenvolve um projeto chamado Rádio Jovens AESPS, no qual alunos e professores do AESPS partilham informação sobre temas do seu interesse e da atualidade em direto através do Youtube.

Apesar do seu nome “Rádio Jovens AESPS”, este projeto não pode ser considerado como atividade de rádio, visto que não tem uma emissão contínua e não é pública para o público em geral. Desta forma, o nome “rádio” presente no nome do projeto é apenas sugestivo e não representa a atividade realizada neste projeto.

A Rádio Jovens AESPS é um projeto autorizado pela direção do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul, sendo que o encarregado de educação dos intervenientes tem que dar consentimento para a participação neste projeto e para a gravação e transmissão da voz do seu educando. A participação na rádio Jovens AESPS implica o cumprimento do regulamento interno da AESPS.

A audição da Rádio Jovens AESPS é restrita a alunos e professores do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul e seus familiares diretos.

É estritamente proibido partilhar os links da transmissão da rádio através de qualquer método de difusão para indivíduos que não sejam alunos, professores ou funcionários na AESPS. Esta restrição não se aplica para familiares diretos de membros do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul.

A elaboração deste projeto é realizada pelos participantes presentes nesta página. O Jovens AESPS isenta-se de qualquer responsabilidade referente ao conteúdo dos episódios da Rádio Jovens AESPS. Tudo o que é referido é da total responsabilidade do seu interlocutor.

Ao ouvires a Rádio através do Youtube, poderás estar sujeito aos termos e condições de uso e política de privacidade desta plataforma. O Jovens AESPS não se responsabiliza por falhas deste serviço, nem pela forma como este usa os teus dados.

A rádio Jovens AESPS é um projeto coordenado por Gonçalo Almeida, sendo que foi inicialmente organizada por Filipe Correia. O Filipe Correia não se envolve na escrita do conteúdo para a Rádio.

Formulário de conteúdo para a Rádio

De forma a facilitar a participação na Rádio Jovens AESPS, foi criado um formulário onde membros da AESPS podem carregar ficheiros áudio ou vídeo que gostariam que passasse na rádio ou candidatarem-se para participarem na Rádio durante uma única emissão.

O Jovens AESPS guarda o endereço de email dos indivíduos que submeteram este formulário por razões legais.

Durante a submissão do formulário é obrigatório a confirmação da posse das autorizações para participar na rádio por parte dos intervenientes ou para incluir um áudio.

É estritamente proibido submeter este formulário sem a posse das autorizações dos intervenientes. No caso de isto acontecer, a pessoa que submeteu o formulário será a total responsável pela ausência deste consentimento e sofrerá todas as consequências que podem advir desta omissão.

Ao submeter o formulário para envio de conteúdo para a Rádio, o indivíduo aceita e confirma que tem todos os direitos para enviar estes ficheiros, principalmente os direitos autorais sobre os ficheiros. Caso não tenha todos os direitos suficientes para submeter esse ficheiro não poderá submeter o formulário.

O envio de ficheiros (áudio, vídeo,…) dos quais o indivíduo não tenha autorização para partilhar ou dos quais não tenha todos os direitos é estritamente proibido. No caso de isto acontecer, a pessoa que submeteu o formulário será a total responsável por esta violação dos direitos de autor e sofrerá todas as consequências que podem advir desta omissão.

A participação na rádio implica o cumprimento dos termos de uso e política de privacidade do Jovens AESPS e do regulamento interno da AESPS.

Violação dos termos de uso

A violação dos termos e condições de uso pode levar à expulsão permanente ou temporária do Jovens AESPS, a penas previstas no regulamento do AESPS ou a outras medidas consideradas adequadas pela equipa do Jovens AESPS em colaboração com a direção da escola conforme adequado à violação.

Informação adicional

Os direitos de autoria deste website pertencem a Filipe Martins Correia e não podem ser por qualquer motivo alterados. Os direitos relativos aos conteúdos estão previstos nas secções anteriores.

O logotipo do Jovens AESPS somente deve ser usado com a autorização de um editor ou administrador ou em projetos do Jovens AESPS

Jovens AESPS e jornal da escola

O jornal da escola é um jornal que é publicado três vezes por ano, no final de cada período letivo, reunindo as notícias sobre o Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul e trabalhos dos alunos. O Jovens AESPS, devido às potencialidades do seu website possui um conceito mais alargado do que o jornal da escola, permitindo a interação com os diversos grupos do website e a publicação autónoma de artigos por parte dos alunos.

O Jovens AESPS trabalha continuamente com o jornal da escola para fornecermos melhores experiências aos leitores. Assim, o jornal da escola pode usar artigos, histórias web, atualizações ou outros conteúdos do Jovens AESPS nas suas publicações, desde que seja realizada a atribuição necessária ao autor do conteúdo em causa e referência ao Jovens AESPS.

O Jovens AESPS não intervêm na elaboração do jornal, nem na escolha dos trabalhos apresentados nas edições periódicas.

Saber mais