Os transportes: Vantagens e Desvantagens

Os transportes: Vantagens e Desvantagens

Olá! 

Hoje vou te falar um pouco sobre os transportes. Ficarás a saber quais as suas vantagens e desvantagens e ainda algumas curiosidades! Estás preparado? Fica comigo para mais um episódio!

Ouve este conteúdo!

Como surgiram?

Antes de te falar propriamente dos transportes, convém saberes de onde estes apareceram. Transporte é o movimento de pessoas e mercadorias.Primeiramente os animais eram utilizados para puxar carroças, por exemplo. Mas foi-se mais além. Em 1817 foi criada, na Alemanha, uma das primeiras “máquinas” que funcionava a tração humana, e que era movida pelo próprio corpo, esta “máquina” é a bicicleta. Estas duas formas de transportes, não tinham grande perigo para o ambiente. Mas antes da invenção da bicicleta, o que é curioso, é que já tinham surgido os primeiros carros a vapor. Em 1769, na França surgiu o primeiro carro a vapor. Entretanto, este foi evoluindo até chegar ao de hoje, que funciona com motor, e que pode trabalhar através de derivados do petróleo ou a eletricidade. Outros meios também foram surgindo após a revolução industrial: comboios, barcos a vapor, etc.

Vantagens dos Transportes 

Os transportes foram realmente uma invenção revolucionária! Existem diversos tipos: os que não se usa veículos, como a caminhada e a natação; Os veículos a tração humana, bicicletas e canoagem; Os de propulsão natural isto é, os que são movidos pela força da natureza, como as jangadas e satélites; Os tração animal, carroças e os próprios animais; Os transportes terrestres, como os carros e as motos; Os transportes marítimos, barcos e submarinos; Os transportes aéreos, avião e helicóptero; Os Transportes espaciais, foguete ; e os transportes tubulares como os oleodutos. 

  Uma das maiores vantagens é poder-se chegar a sítios que antes eram impossíveis de visitar. Além disso, também nos permite chegar mais depressa a um local e transportar a mercadoria mais rapidamente e em maior quantidade e com menor esforço.

Desvantagens

Uma grande parcela dos problemas ambientais decorre do uso crescente de veículos, notadamente os movidos por derivados de petróleo. Estes emitem gases, em que muitos provocam o efeito estufa. Em cidades grandes, a taxa de poluição do ar é muito alta, não só devido aos gases de efeito estufa, mas também a outras partículas que ficam suspensas no ar que acabam por provocar danos à saúde e ao ambiente. Uma das maneiras de diminuir isto é, como todos nós sabemos, andar a pé ou de bicicleta em vez de utilizar um veículo movido a derivados de petróleo,

Além disso, a construção de estradas e vias para se poder utilizar os transportes, acaba por interferir muito com o ecossistema local: árvores abatidas, animais mortos, destruição de habitat, etc.

Outras grandes desvantagens são a nível económico, como por exemplo o elevado custo dos combustíveis e dos próprios veículos.

E assim acaba mais um episódio! Espero que tenhas aprendido e ficado com alguma noção dos transportes e o seu impacto! Se tiveres interesse em descobrir mais visita o nosso blog em jovens.aesps.pt. 

Encontramo-nos nos próximos episódios!

Fica bem e Até lá!

Não queres perder nada? Subscreve a nossa newsletter!

Queres estar na linha da frente sempre que o Jovens AESPS publicar conteúdo? Subscreve a nossa newsletter, quer seja por email ou por notificações, para nunca mais perderes os últimos artigos, histórias e vídeos publicados pelo Jovens AESPS!

Podes cancelar a tua subscrição a qualquer momento.

Deixa um comentário