Jovens do Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul
Apesar das circunstâncias, o ano letivo 2019-20 foi bastante ativo para o clube Eco-Escolas!
Desde a plantação de árvores na eco-pista de São Pedro do Sul até ao Podcast criado pelo Filipe, Rodrigo, Tiago e Miguel, a EESPS passou pelos olhos (e ouvidos) de milhares de pessoas!
Descobre tudo o que fizemos aqui!
No final do ano letivo 2018-19, comecei um website para a EESPS, onde está toda a informação relativa ao clube Eco-Escolas. Mas, além de notícias, também publicámos conteúdo que segue a mensagem de proteção ambiental e sustentabilidade da Eco-Escolas.
É uma história bastante interessante! Durante o meu primeiro ano como Representante dos Alunos do Clube Eco-Escolas (2018-19), notei que a mensagem de proteção ambiental defendida pelo clube Eco-Escolas não estava a ser transmitida de forma eficiente a todos os alunos.
Por essa razão, durante esse ano, passei por diversos artigos e cursos relativos a Marketing (Digital) e decidi que com este conhecimento, poderia durante as férias de verão criar um website, onde partilharíamos conhecimento relativo à proteção ambiental, incluindo problemas ambientais que nos afetam e soluções para estes.
Após transmitir a minha vontade nas reuniões do clube Eco-Escolas onde estavam presentes representantes da câmara municipal (CM-SPSul) e da escola (e, obviamente do clube Eco-Escolas 😉), comecei a minha aventura.
E assim foi!
Como era a minha primeira experiência online, comecei com um construtor de websites fácil de compreender (Weebly) e escrevi cerca de 40 artigos (durante as férias que fui agendando durante o período letivo). Não foram os meus melhores trabalhos, mas com a prática, fui começando a escrever melhores artigos.
Atualmente, o website possui cerca de 100 páginas (incluindo artigos) indexadas na Google e, durante apenas um ano, aparecemos mais de 350.000 vezes nos resultados de pesquisa. Curioso? Visita o website aqui.
Com o passar do tempo, o clube Eco-Escolas foi inovando e preparando mais conteúdo de diversas formas!
Mas antes de chegarmos aí, vamos voltar para o início do ano letivo 2019-20!
No primeiro período, o destaque da nossa atividade vai para a Plantação de Árvores! Diversos membros do clube juntaram-se e plantaram árvores autóctones num terreno em São Pedro do Sul.
Mas, para melhor explicar o que fizemos, vou citar as palavras da Gabriela Silva, que escreveu um pequeno texto sobre a experiência:
No dia 13 de novembro, os alunos do clube eco-escolas da Escola Secundária de São Pedro do Sul reuniram-se de novo, acompanhados de professoras e das engenheiras da Câmara Municipal, para plantar novas árvores perto da ponte do Pego, na Ecopista.
Esta atividade de reflorestação visa promover a sustentabilidade da região, instilando nos alunos uma maior responsabilidade ambiental e compromisso ecológico. Foram plantados carvalhos e outras espécies autóctones, tendo sempre em vista a manutenção da biodiversidade.
A requalificação do ecossistema, ainda seriamente afetado pelos incêndios mais recentes, foi um dos principais objetivos. Esta foi, para além de uma possibilidade de sair da escola numa agradável caminhada pela região, um momento de intervenção e interação.
Assim foi semeada a ideia da nossa inclusão, enquanto seres humanos, na perspetiva superior que é o Planeta Terra.
Gabriela Silva // Representante dos alunos do clube Eco-Escolas
Com o início do segundo período, começámos a nossa atividade! Juntamente com o clube Ciência Viva, reuníamos semanalmente, realizando diversas experiências científicas e trabalhando na horta escolar.
Numa das nossas primeiras reuniões, hasteámos a bandeira verde resultante do esforço e empenho no ano letivo anterior.
Mas, perto do final do segundo período, fomos impedidos de continuar a reunir-nos fisicamente. E, por essa razão, começámos a preparar o Podcast EESPS!
Com o aumento das pessoas que ouvem podcasts, a EESPS considerou que esta seria uma ótima forma de transmitir a sua mensagem a mais gente.
Desta forma, eu, o Rodrigo Cardoso, o Tiago Rocha e o Miguel Almeida embarcamos em mais uma aventura!
Apesar de parecer fácil, preparar o podcast antes do primeiro episódio publicado foi bastante complexo!
Primeiro, começamos com o visual, (que eu imaginei durante alguns dias e posteriormente criei).
Posteriormente, o Rodrigo, encarregue da edição de áudio, procurou uma música que assentasse bem com o nosso tema.
E, finalmente, nós juntos começamos a idealizar a forma como iríamos transmitir a nossa mensagem, incluindo descobrir qual era a linguagem mais apropriada. E, é por essa razão que nos ouves sempre a dizer “Olá!” no início dos episódios e “Até lá!” no fim🙂.
Com tudo pronto, começamos a escrever, gravar e publicar os nossos episódios numa base de um a cada duas semanas. Com a nossa forma simples de explicar temas complexos, atraímos centenas de pessoas que começaram a ouvir o nosso podcast.
Como estavamos confiantes dos nossos episódios, começamos a concorrer em diversos concursos, entre a melhor reportagem do mês e o concurso nacional melhor reportagem do ano da JRA, o concurso #YREstayshome do YRE e o concurso de podcasts desenvolvido pelo NY Times.
Como o nosso tema era a proteção ambiental, decidimos concorrer nos concursos da JRA e YRE. Além disso, com a abertura do concurso de podcasts do NY Times, preparamos um episódio especial em inglês para podermos participar.
Como resultado da nossa dedicação e empenho, acabámos por receber diversos prémios e certificações.
O mais especial foi o 1º lugar na categoria ‘Podcasts’ no concurso nacional da JRA. No entanto, também fomos nomeados na ‘categoria Especial’ do concurso #YREstayshome e fomos a melhor reportagem do mês pela JRA em Abril!
Com o final do terceiro período, chegava a altura de anunciar os vencedores do concurso “Melhor Foto” desenvolvido pela EESPS pela primeira vez. Este concurso tem como objetivo premiar os alunos da AESPS que demonstram dedicação na área ambiental, evidenciado o seu interesse através de uma imagem.
Desta forma, o concurso está dividido em duas categorias:
Para encontrar as fotos vencedoras entre diversas opções, tive a ajuda da prof. Paula Alves. Assim, decidimos que os vencedores eram:
Como podeste confirmar, o nosso ano foi muito preenchido! E, apesar do sucesso do website da EESPS agora transferimos os nossos esforços para este website.
Eu adorei a experiência de escrever artigos e podcasts para o mundo e agora, com o meu investimento de +300 horas no Jovens AESPS quero que tu também tenhas essa experiência!
Com o Jovens AESPS, podes partilhar um artigo sobre qualquer tema! Não há limites para o que podes fazer connosco.
E, para transmitir a tua mensagem de uma forma mais visual, podes criar histórias web (Sim! Iguais às do Instagram e do Facebook, mas que ficam para sempre online)!
Ahh, e claro, se tiveres uma ideia para um projeto um bocadinho maior, conta com o Jovens AESPS! Desde a divulgação à partilha, nós estamos aqui para te ajudar.
Por isso, de que estás à espera? Inscreve-te já e começa a preparar o teu próximo artigo, história, vídeo,…
Estou super curioso em relação ao que irás criar!
Gostas de ter mais responsabilidade e cargos? Torna-te um jovem editor e além de fazeres parte de uma comunidade, poderás estar na linha da frente de todos os nossos projetos e novidades!
Não te esqueças, caso tenhas alguma dúvida não hesites em contactar-me!
Representante dos alunos do clube Eco-Escolas SPS
Gestor do Podcast EESPS
Fundador do Jovens AESPS
Agradecimentos:
Para estas atividades acontecerem tive o apoio de:
A todos estes, obrigado!
Apesar das circunstâncias, o ano letivo 2019-20 foi bastante ativo para o clube Eco-Escolas!
Desde a plantação de árvores na eco-pista de São Pedro do Sul até ao Podcast criado pelo Filipe, Rodrigo, Tiago e Miguel, a EESPS passou pelos olhos (e ouvidos) de milhares de pessoas!
Descobre tudo o que fizemos aqui!
No final do ano letivo 2018-19, comecei um website para a EESPS, onde está toda a informação relativa ao clube Eco-Escolas. Mas, além de notícias, também publicámos conteúdo que segue a mensagem de proteção ambiental e sustentabilidade da Eco-Escolas.
É uma história bastante interessante! Durante o meu primeiro ano como Representante dos Alunos do Clube Eco-Escolas (2018-19), notei que a mensagem de proteção ambiental defendida pelo clube Eco-Escolas não estava a ser transmitida de forma eficiente a todos os alunos.
Por essa razão, durante esse ano, passei por diversos artigos e cursos relativos a Marketing (Digital) e decidi que com este conhecimento, poderia durante as férias de verão criar um website, onde partilharíamos conhecimento relativo à proteção ambiental, incluindo problemas ambientais que nos afetam e soluções para estes.
Após transmitir a minha vontade nas reuniões do clube Eco-Escolas onde estavam presentes representantes da câmara municipal (CM-SPSul) e da escola (e, obviamente do clube Eco-Escolas 😉), comecei a minha aventura.
E assim foi!
Como era a minha primeira experiência online, comecei com um construtor de websites fácil de compreender (Weebly) e escrevi cerca de 40 artigos (durante as férias que fui agendando durante o período letivo). Não foram os meus melhores trabalhos, mas com a prática, fui começando a escrever melhores artigos.
Atualmente, o website possui cerca de 100 páginas (incluindo artigos) indexadas na Google e, durante apenas um ano, aparecemos mais de 350.000 vezes nos resultados de pesquisa. Curioso? Visita o website aqui.
Com o passar do tempo, o clube Eco-Escolas foi inovando e preparando mais conteúdo de diversas formas!
Mas antes de chegarmos aí, vamos voltar para o início do ano letivo 2019-20!
No primeiro período, o destaque da nossa atividade vai para a Plantação de Árvores! Diversos membros do clube juntaram-se e plantaram árvores autóctones num terreno em São Pedro do Sul.
Mas, para melhor explicar o que fizemos, vou citar as palavras da Gabriela Silva, que escreveu um pequeno texto sobre a experiência:
No dia 13 de novembro, os alunos do clube eco-escolas da Escola Secundária de São Pedro do Sul reuniram-se de novo, acompanhados de professoras e das engenheiras da Câmara Municipal, para plantar novas árvores perto da ponte do Pego, na Ecopista.
Esta atividade de reflorestação visa promover a sustentabilidade da região, instilando nos alunos uma maior responsabilidade ambiental e compromisso ecológico. Foram plantados carvalhos e outras espécies autóctones, tendo sempre em vista a manutenção da biodiversidade.
A requalificação do ecossistema, ainda seriamente afetado pelos incêndios mais recentes, foi um dos principais objetivos. Esta foi, para além de uma possibilidade de sair da escola numa agradável caminhada pela região, um momento de intervenção e interação.
Assim foi semeada a ideia da nossa inclusão, enquanto seres humanos, na perspetiva superior que é o Planeta Terra.
Gabriela Silva // Representante dos alunos do clube Eco-Escolas
Com o início do segundo período, começámos a nossa atividade! Juntamente com o clube Ciência Viva, reuníamos semanalmente, realizando diversas experiências científicas e trabalhando na horta escolar.
Numa das nossas primeiras reuniões, hasteámos a bandeira verde resultante do esforço e empenho no ano letivo anterior.
Mas, perto do final do segundo período, fomos impedidos de continuar a reunir-nos fisicamente. E, por essa razão, começámos a preparar o Podcast EESPS!
Com o aumento das pessoas que ouvem podcasts, a EESPS considerou que esta seria uma ótima forma de transmitir a sua mensagem a mais gente.
Desta forma, eu, o Rodrigo Cardoso, o Tiago Rocha e o Miguel Almeida embarcamos em mais uma aventura!
Apesar de parecer fácil, preparar o podcast antes do primeiro episódio publicado foi bastante complexo!
Primeiro, começamos com o visual, (que eu imaginei durante alguns dias e posteriormente criei).
Posteriormente, o Rodrigo, encarregue da edição de áudio, procurou uma música que assentasse bem com o nosso tema.
E, finalmente, nós juntos começamos a idealizar a forma como iríamos transmitir a nossa mensagem, incluindo descobrir qual era a linguagem mais apropriada. E, é por essa razão que nos ouves sempre a dizer “Olá!” no início dos episódios e “Até lá!” no fim🙂.
Com tudo pronto, começamos a escrever, gravar e publicar os nossos episódios numa base de um a cada duas semanas. Com a nossa forma simples de explicar temas complexos, atraímos centenas de pessoas que começaram a ouvir o nosso podcast.
Como estavamos confiantes dos nossos episódios, começamos a concorrer em diversos concursos, entre a melhor reportagem do mês e o concurso nacional melhor reportagem do ano da JRA, o concurso #YREstayshome do YRE e o concurso de podcasts desenvolvido pelo NY Times.
Como o nosso tema era a proteção ambiental, decidimos concorrer nos concursos da JRA e YRE. Além disso, com a abertura do concurso de podcasts do NY Times, preparamos um episódio especial em inglês para podermos participar.
Como resultado da nossa dedicação e empenho, acabámos por receber diversos prémios e certificações.
O mais especial foi o 1º lugar na categoria ‘Podcasts’ no concurso nacional da JRA. No entanto, também fomos nomeados na ‘categoria Especial’ do concurso #YREstayshome e fomos a melhor reportagem do mês pela JRA em Abril!
Com o final do terceiro período, chegava a altura de anunciar os vencedores do concurso “Melhor Foto” desenvolvido pela EESPS pela primeira vez. Este concurso tem como objetivo premiar os alunos da AESPS que demonstram dedicação na área ambiental, evidenciado o seu interesse através de uma imagem.
Desta forma, o concurso está dividido em duas categorias:
Para encontrar as fotos vencedoras entre diversas opções, tive a ajuda da prof. Paula Alves. Assim, decidimos que os vencedores eram:
Como podeste confirmar, o nosso ano foi muito preenchido! E, apesar do sucesso do website da EESPS agora transferimos os nossos esforços para este website.
Eu adorei a experiência de escrever artigos e podcasts para o mundo e agora, com o meu investimento de +300 horas no Jovens AESPS quero que tu também tenhas essa experiência!
Com o Jovens AESPS, podes partilhar um artigo sobre qualquer tema! Não há limites para o que podes fazer connosco.
E, para transmitir a tua mensagem de uma forma mais visual, podes criar histórias web (Sim! Iguais às do Instagram e do Facebook, mas que ficam para sempre online)!
Ahh, e claro, se tiveres uma ideia para um projeto um bocadinho maior, conta com o Jovens AESPS! Desde a divulgação à partilha, nós estamos aqui para te ajudar.
Por isso, de que estás à espera? Inscreve-te já e começa a preparar o teu próximo artigo, história, vídeo,…
Estou super curioso em relação ao que irás criar!
Gostas de ter mais responsabilidade e cargos? Torna-te um jovem editor e além de fazeres parte de uma comunidade, poderás estar na linha da frente de todos os nossos projetos e novidades!
Não te esqueças, caso tenhas alguma dúvida não hesites em contactar-me!
Representante dos alunos do clube Eco-Escolas SPS
Gestor do Podcast EESPS
Fundador do Jovens AESPS
Agradecimentos:
Para estas atividades acontecerem tive o apoio de:
A todos estes, obrigado!
Não queres perder nada? Subscreve a nossa newsletter!
Queres estar na linha da frente sempre que o Jovens AESPS publicar conteúdo? Subscreve a nossa newsletter, quer seja por email ou por notificações, para nunca mais perderes os últimos artigos, histórias e vídeos publicados pelo Jovens AESPS!
Podes cancelar a tua subscrição a qualquer momento.