Jovens do Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul
Uma das razões pelas quais os humanos causam um elevado impacto ambiental é porque existem muitos de nós.
Neste artigo (e episódio), vou te explicar o porquê do aumento exponencial da população desde a revolução industrial, estimativas para o futuro e muito mais…
Atualmente, é estimado que hajam cerca de 7.7 mil milhões de pessoas no mundo. Até meados do século 18, o aumento populacional era bastante lento, mas, desde essa altura a população cresceu substancialmente, passando de 1 bilião para mais de 7.
No século 17, a revolução agrícola e industrial permitiram um aumento de alimentos e houve melhorias na medicina. Por esta razão, a taxa de mortalidade na Europa diminuiu. No entanto, continuavam a nascer as mesmas pessoas… o que levou a um aumento ligeiro da população mundial.
Isto leva-me a explicar o modelo de transição demográfica:
Este modelo explica que um país, com o aumento da qualidade de vida, vê a sua taxa de mortalidade a diminuir. No entanto, a sua taxa de natalidade mantem-se elevada inicialmente, o que causa um ritmo de crescimento acelerado. Posteriormente, a taxa de natalidade começa a diminuir, devido principalmente ao aumento da educação, igualando-se à taxa de mortalidade, o que causa abrandamento no crescimento.
Foi o demógrafo Thompson quem criou este modelo e que o dividiu em quatro fases. Atualmente, acredita-se que há uma 5º fase, onde a variação da população é incerta. No entanto, em grande parte dos países que já passaram pela transição, a população tende a diminuir.
Na atualidade, grande parte dos países em desenvolvimento encontram-se na transição demográfica, ao contrário dos países desenvolvidos que já sofreram a transição e nalguns países, a populações já está em declínio, como na Alemanha, Itália e Portugal.
Com isto em mente, quais são as estimativas para o futuro?
Atualmente, a taxa de crescimento natural mundial é de 1,1%, ou seja, a taxa de natalidade é mais elevada que a taxa de mortalidade e a população continua a crescer.
Mas deve haver um limite no crescimento populacional?
Claro! Este limite é influenciado por diversos fatores, entre eles a capacidade de produção de alimentos. Este é chamado de capacidade de suporte ou capacidade de recursos.
Podemos relacionar este limite com as diferentes curvas de crescimento:
Existem curvas em J, onde o crescimento é exponencial e há curvas em S, onde a população cresce lentamente inicialmente, aumenta rapidamente e posteriormente volta a estabilizar (formando um s).
Com o que já sabemos, qual será o tipo de crescimento que estamos a ter?
Sim, estima-se que o crescimento é em S!
Voltando às estimativas…
Já sabemos que os números populacionais apenas mudam quando há um desequilíbrio entre a taxa de mortalidade e a taxa de natalidade e que é provável que tenhamos um crescimento em S.
Logo, de acordo com as estimativas mais realistas, em 2030 teremos 8,5 mil milhões de pessoas, em 2050 cerca de 9,7 e passados 50 anos, em 2100, cerca de 11,2 mil milhões, valor que deverá permanecer estável. A ONU até prevê que nunca chegaremos aos 12 mil milhões.
No entanto, isto são apenas previsões e dependem da velocidade da transição demográfica dos países menos desenvolvidos. Enquanto que atualmente uma mulher tem, em média, 2,5 filhos, em 2100 espera-se que tenha apenas 1,9, devido à evolução da taxa de natalidade nos países em desenvolvimento. Na verdade, o continente onde a população mais vai aumentar é em África, onde se estima que entre 2010 e 2100 haja um aumento de mais de 2,5 mil milhões de pessoas.
Grande parte do aumento populacional vai-se dar na África até 2100. Verificando a lista dos países por emissão de carbono per capita, vemos que a África é dos continentes que menos polui e menos consome, logo é dos continentes que menos afeta o ambiente. Além disso, com a evolução da tecnologia, emitiremos menos poluentes, devido à melhor eficiência dos nossos produtos.
Mas agora resta-nos umas perguntas:
Falaremos disso em episódios futuros, por isso continua atento!
Entretanto, ouve este episódio do Podcast EESPS:
Uma das razões pelas quais os humanos causam um elevado impacto ambiental é porque existem muitos de nós.
Neste episódio, vou te explicar o porquê do aumento exponencial da população desde a revolução industrial, o que é o modelo de transição demográfica, estimativas para o futuro, curvas de crescimentos e muito mais!
Sabias que?!
Descobre isto e muito mais!
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Projections_of_population_growth
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_carbon_dioxide_emissions_per_capita
https://pt.wikipedia.org/wiki/Transi%C3%A7%C3%A3o_demogr%C3%A1fica
https://www.unfpa.org/data/world-population-dashboard
https://nacoesunidas.org/acao/populacao-mundial/
https://nacoesunidas.org/populacao-mundial-deve-chegar-a-97-bilhoes-de-pessoas-em-2050-diz-relatorio-da-onu/
https://www.prb.org/international/geography/world
https://countrymeters.info/pt/Portugal
https://ourworldindata.org/world-population-growth
Não queres perder nada? Subscreve a nossa newsletter!
Queres estar na linha da frente sempre que o Jovens AESPS publicar conteúdo? Subscreve a nossa newsletter, quer seja por email ou por notificações, para nunca mais perderes os últimos artigos, histórias e vídeos publicados pelo Jovens AESPS!
Podes cancelar a tua subscrição a qualquer momento.