Jovens do Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul
negacionista (adj.):
1. que nega alguma coisa2. que recusa aceitar a realidade empírica ou as evidências
Dicionário Infopédia
Quando nos referimos a notícias falsas pensamos em transmissão de informações incorretas como verdadeiras, muitas vezes motivadas pela falta de consenso entre cientistas.
Apesar de não serem uma novidade, a disseminação de notícias falsas aumentou com a facilidade de acesso a redes sociais, onde muitas pessoas conseguem partilhar conteúdo.
Os seus objetivos passam por ganhar dinheiro com publicidade e confundir a população em geral.
A nível ambiental, já deves ter ouvido falar várias vezes dos negacionistas das alterações climáticas.
Estas pessoas tendem a usar diversas estratégias para te fazer acreditar no que dizem.
Os negacionistas usam diversos métodos para tentar convencer a sua audiência em geral. As principais técnicas são:
Técnicas | Descrição | Exemplos |
---|---|---|
“Fake Experts” | Apresentar uma pessoa ou instituição não qualificada como fonte de informações confiáveis. | Um físico aposentado contraria as alterações climáticas, considerando-as uma ocorrência natural |
Falácia Lógica | Argumentos em que a conclusão não segue logicamente das premissas. | O clima mudou naturalmente no passado, então o que está a acontecer agora deve ser natural. |
Expectativas Impossíveis | Exigir padrões irrealistas de certeza. | Os cientistas nem conseguem prever o tempo na próxima semana. Como é que podem prever o clima daqui a 100 anos? |
“Cherry Picking” | Selecionar cuidadosamente dados que parecem confirmar uma posição, enquanto ignora todos os outros dados que contradizem essa posição. | O aquecimento global parou em 1998. |
Teorias da conspiração | Propor que existe um plano secreto para implementar um esquema, como esconder uma verdade. | Os emails do portal do clima provam que os cientistas do clima se envolveram numa conspiração para enganar o público. |
Podes descobrir mais sobre estas técnicas neste vídeo:
Apesar destas 5 técnicas serem as principais, existem muitas outras formas que os negacionistas usam para tornar as notícias falsas convincentes! Por vezes, até dizem apenas que algo está errado e limitam-se a recusar dados oficiais e científicos e, noutros casos, preferem atacar os cientistas por detrás das investigações, em vez de argumentarem contra os factos.
Mas, a natureza emotiva dos humanos também contribui para a disseminação de notícias falsas!
Os humanos são seres vivos emotivos. Por esta razão, quando possuímos uma ideia fixa, é bastante difícil alterar o nosso ponto de vista e o mesmo acontece com as informações que consumimos: Tendemos a preferir e partilhar conteúdo que vai de acordo com a nossa opinião, mesmo que esta informação não seja verdadeira. Pelo contrário, a informação que não provoca emoções e é contra a nossa opinião pode chegar a ser ignorada.
Assim, podes concluir que as notícias falsas tentam causar um grande impacto emocional, de forma a que recebam mais partilhas, gostos e posteriormente alterem a opinião de mais pessoas.
Ou seja, ao contrário das notícias elaboradas por jornalistas confiáveis, que se baseiam em factos e em diversas fontes credíveis, as notícias falsas envolvem as nossas emoções e, muitas vezes, pedem para acreditar nelas.
Provavelmente estás a pensar: “Então…como é que sei se uma notícia é falsa?”.
Bem, a resposta é bastante simples, vou dar-te alguns conselhos:
Mas acima de tudo, caso não tenhas a certeza de que uma notícia é verdadeira, não a partilhes!!
Alterar a mentalidade de alguém que possui uma opinião muito forte num diverso tema é um trabalho bastante difícil! Além disso, normalmente, para estas pessoas apresentar inicialmente factos não é uma forma viável de transmitir a mensagem, pois estão emocionalmente envolvidas no tema.
Apesar de não haver nenhuma forma 100% válida de como convencer uma pessoa que não acredite na ciência, eis um método de o tentar fazer:
Primeiro, deves verificar qual o método que a pessoa está a usar para te fazer acreditar na desinformação através da tabela acima ou através deste link.
Assim, com isto poderás orientar o teu contra argumento. Por exemplo, caso a pessoa esteja a suprimir evidências (ignorar diversos estudos a favor de um) podes lhe mostrar todas as outras evidências.
Uma ótima forma de garantires que não te estás a enganar nem a ti nem aos outros é tu mesmo verificares a veracidade da notícia, seja através dos diversos motores de busca ou de verificadores de informação (fact check).
Agora que já sabes como é que os negacionistas partilham factos e notícias falsas, conta-nos nos comentários se alguma vez foste alvo de algum destes métodos!
No próximo episódio do Podcast EESPS, o Miguel e o Tiago falarão sobre resíduos. Até lá!
Este artigo é a transcrição e continuação do episódio #7 do Podcast da EESPS:
Fontes:
https://www.sciencedaily.com/releases/2020/01/200108160312.htm
https://www.nbcnews.com/mach/science/how-one-scientist-convinces-skeptics-faith-climate-action-aren-t-ncna920746
https://skepticalscience.com/history-FLICC-5-techniques-science-denial.html
https://www.climatechangecommunication.org/wp-content/uploads/2020/05/ConspiracyTheoryHandbook_Portuguese.pdf
Imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:FLICC_Taxonomy_of_Logical_Fallacies.jpg
Não queres perder nada? Subscreve a nossa newsletter!
Queres estar na linha da frente sempre que o Jovens AESPS publicar conteúdo? Subscreve a nossa newsletter, quer seja por email ou por notificações, para nunca mais perderes os últimos artigos, histórias e vídeos publicados pelo Jovens AESPS!
Podes cancelar a tua subscrição a qualquer momento.