Inteligência Ecológica: O que é e importância na Educação Ambiental

É provável que já tenhas ouvido falar de Inteligência cognitiva, financeira ou emocional, mas o que é a Inteligência ecológica? Fica connosco para ouvires alguns hábitos que infelizmente muitos de nós ainda temos e que afetam o nosso planeta negativamente e cuidados que podemos ter para os evitar.

Sabias que?!

  • Em média, 7 a 8 milhões de pessoas morrem anualmente devido à poluição atmosférica;
  • Os 4.6 biliões de plays da música Despacito usou tanta energia como a eletricidade usada num ano no Chade, Guiné-Bissau, Somália, Serra Leoa e República Centro Africana;
  • Para fazer um par de calças, a empresa Levis gasta 3.000 litros de água, quantidade equivalente a 200 banhos;
  • Grande parte das pastas de dentes, gel de banho e cremes contém microesferas, contribuintes para os 8 milhões de toneladas de plástico que entram no oceano.

Um dos exemplos que mostra a aplicação da Inteligência Ecológica foi a recuperação do buraco do ozono. As pessoas uniram-se e procuraram pela mudança ao descobrirem os enormes impactos do CFC na camada de ozono (essencial para a nossa proteção contra as radiações UV).

Ouve já o episódio e subscreve o nosso podcast!

Descobre mais sobre o nosso podcast aqui.

Transcrição:

O que é a Inteligência Ecológica

O objetivo da Educação Ambiental para a Sustentabilidade consiste na promoção de valores, na mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, de forma a preparar os jovens para o exercício de uma cidadania consciente, dinâmica e informada face às problemáticas ambientais atuais. 

Para isso, leva em consideração que os recursos naturais são limitados e que o principal responsável pela degradação é o ser humano. 

No entanto, apesar de ser um tema relativamente controverso, não existe nenhuma sociedade no mundo que não promova algum tipo de agressão ambiental. 

Os objetivos da educação ambiental, portanto, não estão relacionados à improvável supressão do efeito do homem sobre o meio, mas na busca da harmonia de suas ações com o ecossistema. 

Portanto, ela trabalha com as seguintes metas: 

  • Promoção da conscientização e da sensibilidade ao meio ambiente 
  • Desenvolvimento do conhecimento e da compreensão dos problemas ambientais 
  • Motivação para ações de melhoria e manutenção da qualidade ambiental 
  • Engajamento/Motivação nas atividades que levem à resolução dos problemas ambientais. 

E é aqui que entra a Inteligência Ecológica, ao incentivar à reflexão sobre as consequências ambientais para possibilitar a mudança.

Hábitos que têm um grande impacto ambiental

É provável que já tenhas andado de carro quando podias fazer o trajeto a pé, subiste pelo elevador apenas um andar ou deixaste a luz do quarto todo o dia acesa. Estes são hábitos terríveis para o ambiente e além disso matam milhões de pessoas por ano, como por exemplo,  em média 7 a 8M de pessoas morrem anualmente, devido à poluição atmosférica.

Mas já paraste para pensar que ao ler um livro, jogar computador, ou simplesmente comprar roupa afeta o nosso ecossistema? Um estudo revela que apenas 29% do impacto que é causado no meio ambiente é visível, enquanto outros 71% são ocultos.                           

  • Em média, um habitante dos EUA tem 7 pares de calças de ganga! Mas, segundo a empresa “Levis” para fazer um único par, são necessários 3 mil litros de água, um valor equivalente a 200 banhos
  • Grande parte das pastas de dentes, gel de banho e cremes contêm microesferas, um dos principais contribuintes para as 8M de toneladas de plástico que entra no oceano a cada ano. Estas não são biodegradáveis e não são apanhadas em atividades de limpeza do oceano, devido ao seu tamanho.
  • Para produzir um único computador poluísse muito, devido à mineração e produção, ao transporte do mesmo, a embalagem utilizada, a quantidade de energia utilizada pelo aparelho e a sua reciclagem. Tudo isto traduz-se em aumento do aquecimento global, o aparecimento de produtos químico tóxicos e a perda de biodiversidade

Estes e muitos outros objetos que estão incluídos na nossa rotina diária derivam de grandes agentes que destroem o nosso ambiente, estima-se então que daqui a algum tempo serão necessárias 4 “Terras” para satisfazer as nossas necessidades.

“Daqui a algum tempo serão necessárias 4 “Terras” para satisfazer as nossas necessidades.”

O que podes fazer?

Para mudares os hábitos mencionados, tens de te tornar mais consciente. A maioria de nós não está ciente do impacto que o nosso estilo de vida tem no ambiente.  Até as pequenas decisões como irmos de bicicleta e não de carro para a escola ou usarmos as escadas invés do elevador, fazem muita diferença. Estes hábitos, que alguns pensam que são inofensivos, têm de ser mudados para alternativas sustentáveis.

Um dos exemplos de recuperação foi a recuperação do Buraco de Ozono!

Nos anos 80 foi descoberto um buraco na camada de ozono sobre a Antártida, e, após alguma pesquisa, os cientistas descobriram que os clorofluorocarbonetos mais conhecidos por CFC’s, utilizados antigamente como aerossóis e gases para refrigeração, eram os grandes responsáveis.

Por isso, vários países comprometeram-se a substituí-los. Atualmente, o buraco da camada de ozono é cerca de 64% menor do que em 1985.

Tudo isto, apenas porque os governos e as populações se uniram e criaram alternativas sustentáveis para contrariar os danos que a baixa concentração de ozono traria, nomeadamente: o envelhecimento precoce, mutações genéticas, problemas no sistema imunológico e até mesmo cancro da pele, isto ao nível do ser humano.

Ao nível das plantas existiria um comprometimento do processo de fotossíntese e a nível global, a temperatura média da Terra aumentaria, contribuindo assim para o aquecimento global.

E isso mostra que o mundo se uniu para combater este problema ao ver as consequências deste a nível ambiental! Mas por vezes não temos noção dos impactos de algumas das nossas ações e do que compramos!

E é por isso que também é importante que as empresas nos informem, em relação aos seus produtos,  claramente como ocorreu o processo de extração, produção, distribuição, qual o possível destino após o uso e o impacto destas etapas no ambiente.

Mas as ações individuais são também extremamente importantes para alterar o rumo do nosso planeta. É por isto que tu tens de alterar os teus hábitos e que tu tens de motivar os outros a fazê-lo. Apenas juntos conseguiremos mudar o mundo…

“Apenas juntos conseguiremos mudar o mundo…”

Deixa um comentário